domingo, 4 de setembro de 2016

E o golpe ainda respira ...


A estratégia dos partidos de centro e direita de assumir o poder, retirando o PT da cena política através de acusação de crimes sem provas e julgamento contra a corrupçao feita por juízes políticos notoriamente corruptos, que chamamos de GOLPE (Ufa, aí vai uma definição bem longa e clara para quem ainda não entendeu) ainda respira muito bem obrigado.

Após o impeachment da ex-presidente Dilma Roussef, eleita por mais de 54 milhoes de votos a favor (considerando que os votos contrários também fazem parte da história dessa eleição), um novo ato surge nessa peça dramática: A proposta de eleições diretas antecipadas.

Todos sabem além do processo de impeachment da então Presindente Dilma corria por fora um pedido de eleições diretas, na época estacionado no STF. O STF, no mínimo partidário (pois outros termos podem gerar processos de calúnia etc e tals) segurou esse processo, como segurou o processo de cassação de Eduardo Cunha até a passagem do impedimento presidencial pela Câmara dos Deputados.

Recentemente o Senado volta ao tema Eleições diretas como consulta pública, agradando a parcela da população que era defensora dessa idéia. Acredito que esse grupo não era maioria, pois a maioria do pais apoiava a Dilma em sua luta por seu mandato de Presidente (vide o grande porte das manifestações pro-Dilma durante todo o processo), e sim Uma minoria em cima do muro manipulada por grupos oportunistas de centro que esperava a chance de ter uma beirada num novo pleito. Acredito que o PSDB de forma sutil conduzia esses partidos, que paralelo a eliminação da Dilma/PT abria a chance de tirar o próprio PMDB do cargo.

O pleito em 2018 claramente terá o Lula candidato, alias já temos sua pré-candidatura anunciada há meses. Com a investida da lava jato pelo "heroi" Sérgio Moro (inspiração de dois livros, se não hoverem mais por ai) contra o carismático barbudinho, o Lula perde a chance de ser ministro e arrumar a casa para a Dilma, e ainda pode ter sua candidatura ameaçada por alguma punição exclusiva ao PT regida por alguma interpretação tendenciosa das leis (vide que para os ministros do Michel Temer estar investigado não foi impedimento de posse nos cargos).

Soma-se as manobras das forças políticas atuais anti-PT a indicação de Gilmar Mendes como Ministro Chefe do TSE. Para provar a interferência direta no pleito, o mesmo Sr. Ministro pede a extinção da legenda 13 por crimes de corrupção, quando para o PSDB, bastante citado nas delações das investigações da PT e com uma chuva de crimes contra o dinheiro público em Minas Gerais e São Paulo, permanece tudo normal.

Com as novas eleições, num cenário de PT impedido, o partido perde força. O PSDB até então pouco expressivo renasce como opção contra o PMDB do atual presidente, fora a brincadeira dos outros partidos que vem só pra encher a urna eletrônica de nomes e números.

O Lula certamente voltará a baila da imprensa com prisões preventivas, sitio em Atibaia, Triplex e muito mais da tentativa ridícula de criar mais crimes para o PT. Convenhamos que se ele fosse criminoso mesmo já teriam provado há muito tempo. O esforço é prova da dificuldade de achar indícios que valham com prova, já que não haverá julgamento político, e polícia precisa de provas concretas para culpabilizar alguém. "Maldito código penal!", devem pensar eles.

No mais fica a reflexão. O golpe continua, mas será uma simples continuação ou um golpe dentro do golpe?. Depois de 52 anos de jejum o golpe vence um campeonato, Brasiiiiiiil! Ah, se juntar com o golpe de 30 já pode pedir música no fantástico (1930, 1964, 2016)

Nenhum comentário :

Postar um comentário